Logo da ESAJ
Contato Fale conosco

PROMOVE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SERVIDORES E AUXILIARES DA JUSTIÇA.

Educação Ambiental

Ao se deparar com as latas de lixo com as cores da coleta reciclável, quem reconhece ter dúvida acerca de onde depositar o item a ser descartado? Pois a resposta está numa nova educação ambiental continuada. É necessário que seja cada vez mais reconhecido o valor de cada objeto, cada material, cada recurso, natural ou não, cada ser, vivente ou não, para o planeta. Compreender o que é o lixo é tão relevante que tal tema se encontra em diversas metas da Agenda 2030, agenda mundial criada em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de construir políticas públicas para toda a humanidade até o término do ano de 2030. Dentro de tal documento, foram criados 17 objetivos do que é chamado de “Desenvolvimento Sustentável” (ODS).

Os ODS fazem parte desse plano de ação internacional e são desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.

A primeira ação da nova gestão da ESAJ foi explicar numa palestra muito elucidativa como separar o resíduo corretamente e, assim, contribuir diretamente com 5 objetivos-chave:

ODS 03 - Saúde e bem-estar: ao diminuir a quantidade de lixo em aterros e lixões.

ODS 08 - Trabalho decente e crescimento econômico: promovendo a continuação e o aumento dos postos de trabalho existentes por causa do aumento da oferta de materiais recicláveis.

ODS 11 - Cidades sustentáveis e resilientes: fazendo a coleta seletiva e aumentando o ciclo de vida dos materiais.

ODS 12 - Consumo e produção sustentável: incentivando práticas ambientalmente saudáveis por empresas e consumidores.

ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima: aumentando o conhecimento e as formas de mitigar e compensar os impactos.

O setor de resíduos sólidos pode ser uma opção eficiente de redução de emissões de gases de efeito estufa, atendendo não só aos ODS como também às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC) do Acordo de Paris. Limitar o aquecimento a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais é o principal objetivo global do Acordo de Paris. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa precisam ser reduzidas rapidamente nos próximos anos. Os países signatários do Acordo de Paris criaram cada qual as suas particulares Contribuições Nacionais Determinadas (NDC), a fim de colaborarem com a missão global.

O Brasil está buscando erradicar o desmatamento, recuperar áreas naturais, eliminar subsídios aos combustíveis fósseis, expandir a capacidade instalada de energias renováveis e colocar fim a todos os lixões do país até 2024. É preciso também que sejam conhecidas as etapas de um processo de reciclagem: descarte, coleta, triagem, destinação e beneficiamento. O processo completo de destinação para a reciclagem conta com essas 5 (cinco) etapas principais, sendo fundamental que todos os seres humanos conheçam os seus benefícios.

“Calculamos o impacto da reciclagem de 12 toneladas de resíduos, que é o equivalente ao que produz um condomínio com 70 apartamentos. Veja o que você pode trazer de impacto positivo com esse valor:

Referências:

https://brasil.un.org/pt-br/sdgs https://valorareciclaveis.com.br/wp-content/uploads/2021/09/GUIA-DA-RECICLAGEM-E-COLETA-SELETIVA-VALORA-compactado.pdf