ESAJ Acadêmica
A ESAJ Acadêmica é mais do que um repositório de ideias; é uma demonstração do impacto transformador do conhecimento na prática profissional e um convite à reflexão sobre os caminhos para uma sociedade mais justa.
A ESAJ Acadêmica é mais do que um repositório de ideias; é uma demonstração do impacto transformador do conhecimento na prática profissional e um convite à reflexão sobre os caminhos para uma sociedade mais justa.
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
As propostas de artigos para publicação na Revista ESAJ Acadêmica deverão ser enviadas através do sistema eletrônico de submissões (gratuitamente), por meio do email esajsesuc@tjrj.jus.br . A revista reserva-se o direito de aceitar ou rejeitar qualquer original recebido, de acordo com as recomendações do seu corpo editorial, inclusive por inadequação da temática do artigo ao perfil editorial da revista, como também o direito de propor eventuais alterações.
O(s) autor(es) do artigo deverão ter seus trabalhos acadêmicos aprovados pela Banca Examinadora da Pós-Graduação da ESAJ, tendo, minimamente, o título de pós-graduado. Poderão ser aceitos artigos de alunos de pós-graduação lato sensu sob a orientação de um professor doutor ou mestre, o qual será submetido à avaliação da Banca Examinadora, bem como da equipe editorial.
Os textos para publicação na Revista ESAJ Acadêmica deverão ser inéditos e para publicação exclusiva. Uma vez publicados nesta revista, também poderão ser inseridos em livros e coletâneas, desde que citada a publicação original. É proibida a publicação simultânea ou posterior em outras revistas e periódicos. As propostas de artigo não poderão ser submetidas de forma simultânea à análise de outras revistas.
Podem ser submetidos artigos redigidos em português, espanhol ou inglês.
No momento da submissão do artigo, os dados deverão ser preenchidos obrigatoriamente de acordo com estas diretrizes, sob pena de rejeição liminar da submissão:
Os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar neste campo a fonte de financiamento.
Inserir a lista completa de referências citadas no artigo, dando um espaço entre cada uma delas. Ressalte-se que as referências devem seguir as normas técnicas brasileiras (ABNT NBR 6023:2018).
Os textos devem ser revisados, além de terem sua linguagem adequada a uma publicação editorial científica.
Os artigos resultantes de projetos de pesquisa financiados deverão indicar em nota de rodapé, situada ao final do título do artigo no idioma do texto, a informação relativa ao financiamento da pesquisa.
A confiabilidade pública no processo de revisão e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão e tomada de decisões pela equipe editorial.
O processo de avaliação é realizado em três etapas. A primeira diz respeito à avaliação do trabalho pelos orientadores da pós-graduação. A segunda, pela Banca Examinadora da Pós-Graduação da ESAJ. E, por fim, pela equipe de revisores da Revista ESAJ Acadêmica.
Todos os artigos, após a submissão, passam pela primeira avaliação, na qual são verificados os seguintes quesitos: enquadramento ao escopo; apresentação dos requisitos básicos de forma, que devem estar de acordo com as "Diretrizes para os Autores"; originalidade, por meio da verificação de plágio pelo sistema CopySpider. Para essa primeira etapa é estimado um tempo médio de 15 dias.
Na segunda etapa, o artigo é submetido a uma análise rigorosa feita pela Banca Examinadora integrada pelos Coordenadores do Curso Especial e/ou de Pós-Graduação da ESAJ, conferindo se o trabalho acadêmico obteve nota igual ou superior a 8,0 e/ou se foi submetido à avaliação para recebimento de Menção Honrosa.
Na terceira etapa, a avaliação dos artigos é realizada pela equipe de revisores da Revista ESAJ Acadêmica. Nessa fase, são observados nos artigos os seguintes critérios:
Para essa terceira etapa, o tempo médio é de 1-2 meses. Os pareceres dos artigos submetidos em idioma estrangeiro serão formulados no idioma do texto ou em português. O manuscrito é revisado por dois ou mais especialistas no tema em questão. Se o manuscrito for aprovado por um revisor e rejeitado pelo outro, caberá a um terceiro revisor decidir pela aprovação ou rejeição. O editor de seção poderá solicitar mais revisões para desempatar o processo ou solicitar voto de minerva de um membro do Conselho Editorial.
Na primeira etapa da avaliação há dois resultados possíveis:
Na segunda etapa da avaliação há dois resultados possíveis:
Os artigos que forem para a segunda etapa podem ser:
A Revista ESAJ Acadêmica é atualmente um periódico na modalidade de publicação semestral.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Eloyse Oliveira de Magalhães
Victoria Lobianco Vilela e Mouta
Laura Andrade Della Colleta de Souza
Bruna Meloni Pereira da Silva
Leonardo Pereira da Silva
Vilson Avelino dos Anjos Júnior
Prof. Dr. Guilherme Lima Cardozo
Josimary Petrina Santana Silva
Gabriela Simis
Prof.ª Dr.ª Lúcia Frota Pestana de Aguiar Silva
Des. Sérgio Seabra Varella
Des. André Gustavo Corrêa de Andrade
Des. Fernando Cerqueira Chagas
Des. Cláudio Brandão de Oliveira
Des. Jessé Torres Pereira Júnior
Dr.ª Patricy Barros Justino
Semestral
Escola de Administração Judiciária - ESAJ
Rua Dom Manuel, 29 - 4º e 5º andar - Centro, Rio de Janeiro
Usamos cookies para oferecer a melhor experiência e analisar o uso do nosso site, direcionar conteúdos e facilitar a navegação de forma segura.